A história desta bebida começa em 1879 quando o empresário sueco Lars Olsoon Smith, conhecido como “The King Of Vodka”, introduziu no mercado um novo tipo de vodka, chamado “Absolut Rent Branvin”, em inglês “Absolutely Pure Vodka”, produzida através de um método de destilação totalmente inovador, onde a vodka era destilada mais de cem vezes. Esta nova bebida foi lançada em Estocolmo com um preço menor que aquele praticado pelo monopólio existente na época.
O produto foi exportado para os E.U.A. em 1979, lançado primeiro em Boston, e de seguida em Nova Iorque, Chicago, Los Angeles e San Francisco. Até então, o mercado americano de vodka era dominado pela vodka russa Stolichnaya, que detinha 80% de participação no mercado. Em cerca de 450.000 caixas de vodka, apenas 10.000 eram Absolut. Com o desafio lançado, os suecos procuraram posicionar a Absolut como “uma marca de qualidade superior, elegante, cheia de estilo, contemporânea, criativa, imprevisível e espirituosa”.
Em 1984 a marca já estava presente em 18 países, alcançando a liderança do mercado de vodka nos E.U.A. em 1985. A partir de 1988 a empresa começou a forte expansão da sua linha de produtos com o lançamento das vodkas de sabor, uma grande novidade naquela época.
Foram muitos os factores que contribuíram para a afirmação da marca a nível mundial, mas as suas campanhas publicitárias foram, sem dúvida, um dos mais importantes. Começaram a ser exibidas em outdoors e camiões na cidade de Nova Iorque, mas pouco tempo depois já ocupavam lugares em revistas cult, de moda e comportamento. A garrafa e a marca são o centro das ideias, e de uma forma sempre sofisticada e inteligente, com bastante glamour, são adaptadas a todos os mercados, países ou temas, o que contribuiu para a sua globalização.
A campanha já tem mais de duas décadas, cerca de 1550 anúncios, número que está sempre a aumentar uma vez que o conceito continua forte e mantêm a capacidade para ser reinventado. Outro factor que torna a marca tão conhecida e forte são as parcerias que foram sendo feitas com artistas mundialmente famosos, como Andy Warhol, Keith Haring, Versace, David Bowie, Miles Davis, entre outros.
A garrafa é considerada um objecto de culto nos nossos dias, e a bebida é agora vendida em 126 países do mundo. A sua fama irá certamente fazer com que a marca nunca seja esquecida.