All our dreams can come true, if we have the courage to pursue them.

Walt Disney

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Absolut Vodka



Numa aula sobre técnicas de Marketing falamos da Absolut Vodka. Todos sabemos como a publicidade influencia o consumo de um produto. As campanhas publicitárias da Absolut Vodka são, sem dúvida, umas das mais bem conseguidas de todos os tempos. Hoje são raras as pessoas que não conhecem esta famosa bebida sueca, pois certamente já tiveram a oportunidade de consumir ou conviver com alguém que o tenha feito. Mais de 130 anos depois da sua criação, a Absolut Vodka é considerada um objecto de culto e glamour, presente em todas as festas, desde simples festejos de jovens, a grandes eventos sociais das classes mais altas do mundo. Mas o que está por de trás da fama desta bebida? A sua qualidade, ou algo mais?



A história desta bebida começa em 1879 quando o empresário sueco Lars Olsoon Smith, conhecido como “The King Of Vodka”, introduziu no mercado um novo tipo de vodka, chamado “Absolut Rent Branvin”, em inglês “Absolutely Pure Vodka”, produzida através de um método de destilação totalmente inovador, onde a vodka era destilada mais de cem vezes. Esta nova bebida foi lançada em Estocolmo com um preço menor que aquele praticado pelo monopólio existente na época.
O produto foi exportado para os E.U.A. em 1979, lançado primeiro em Boston, e de seguida em Nova Iorque, Chicago, Los Angeles e San Francisco. Até então, o mercado americano de vodka era dominado pela vodka russa Stolichnaya, que detinha 80% de participação no mercado. Em cerca de 450.000 caixas de vodka, apenas 10.000 eram Absolut. Com o desafio lançado, os suecos procuraram posicionar a Absolut como “uma marca de qualidade superior, elegante, cheia de estilo, contemporânea, criativa, imprevisível e espirituosa”.
Em 1984 a marca já estava presente em 18 países, alcançando a liderança do mercado de vodka nos E.U.A. em 1985. A partir de 1988 a empresa começou a forte expansão da sua linha de produtos com o lançamento das vodkas de sabor, uma grande novidade naquela época.



Foram muitos os factores que contribuíram para a afirmação da marca a nível mundial, mas as suas campanhas publicitárias foram, sem dúvida, um dos mais importantes. Começaram a ser exibidas em outdoors e camiões na cidade de Nova Iorque, mas pouco tempo depois já ocupavam lugares em revistas cult, de moda e comportamento. A garrafa e a marca são o centro das ideias, e de uma forma sempre sofisticada e inteligente, com bastante glamour, são adaptadas a todos os mercados, países ou temas, o que contribuiu para a sua globalização.


A campanha já tem mais de duas décadas, cerca de 1550 anúncios, número que está sempre a aumentar uma vez que o conceito continua forte e mantêm a capacidade para ser reinventado. Outro factor que torna a marca tão conhecida e forte são as parcerias que foram sendo feitas com artistas mundialmente famosos, como Andy Warhol, Keith Haring, Versace, David Bowie, Miles Davis, entre outros.

A garrafa é considerada um objecto de culto nos nossos dias, e a bebida é agora vendida em 126 países do mundo. A sua fama irá certamente fazer com que a marca nunca seja esquecida.


A preservação dos Direitos dos Animais em Portugal

A maior associação de preservação dos direitos dos animais em Portugal é a Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais. Esta é uma associação de utilidade pública, sem fins lucrativos, e foi fundada em 1981. Representa em Portugal o Eurogroup For Animal Welfare que por sua vez representa alguns países membros na Comunidade Europeia.

Se quiser saber mais sobre esta associação consulte www.lpda.pt onde poderá encontrar formas de ajudar, tornar-se sócio, adoptar animais, fazer donativos, áreas de actuação, entre outras informações importantes para quem pretende ter um papel na defesa dos animais!


Critica de Imagem


Os dos primeiros trabalhos que nos foi proposto foi a realização de uma critica de uma imagem. De seguida apresento o texto que elaborei acerca das interpretações que fiz da imagem apresentada em cima.



No âmbito da disciplina de PMI foi-nos proposta a realização de uma crítica de imagem. Depois de observar a fotografia que escolhi, conclui que se deverá tratar de uma campanha de uma organização de defesa dos direitos dos animais.

A mensagem que a imagem nos tenta transmitir é que é necessário haver um esforço de todos para “travar” as industrias que sacrificam os animais para a utilização do seu pêlo e/ou pele na manufacturação de produtos, particularmente, peças de roupa.

Esta imagem apresenta uma mulher, que parece preocupar-se bastante com a moda e a sua aparência, arrastando um casaco de peles. O caminho que vai percorrendo fica marcado com um rasto vermelho que representa todos os animais que foram mortos para se fazer a peça de vestuário em questão. Quando observei pela primeira vez a imagem reparei logo no rasto de sangue, vermelho vivo, e penso que era essa a principal intenção do autor, uma vez que o resto da imagem se encontra a preto e branco. A ideia que fomos concebendo é que as pessoas que recorrem a este tipo de roupas, particularmente mulheres, pensam demais nos seus interesses e necessitam de cada vez mais objectos de moda para se sentirem mais bonitas, “poderosas” ou até para imporem mais respeito. Mas da maneira como os elementos estão expostos na fotografia, os papéis invertem-se, na medida em que, para o destinatário da mensagem, aquilo que é mais importante ou lhe chama mais atenção não é a mulher e a sua aparência, mas sim o “crime” que ela está a cometer quando “alimenta” as industrias que matam os animais sem consciência do mal e injustiça que representam.

Esta imagem tem mais do que um público-alvo. Em primeiro lugar, destina-se às pessoas que compram estes objectos. Em segundo, pretende também dar a entender aos criadores e proprietários das fábricas que há pessoas que se preocupam com barbaridade que está a ser cometida e que tentam fazer algo para a parar. Por último, destina-se a todos nós para que nos possamos juntar a esta luta e promover a preservação dos direitos dos animais.



Life Project I

Olá,
o meu nome é Maria Alarcão, tenho 19 anos e sou do Porto. Gosto de estar com os amigos, música, praia, cinema, entre outras coisas... Neste momento encontro-me no 2º ano de Gestão da Universidade Católica Portuguesa, e gostava, no futuro, de tirar um mestrado em Marketing pois é uma das áreas que me suscita mais interesse em termos profissionais.
A realização deste e-portfolio foi-nos proposta no âmbito da disciplina de Projecto Multidisciplinar I e pretende, não só apresentar alguns trabalhos que realizei, mas também relacionar os assuntos apresentados nas aulas com a vida real. Um dos objectivos da construção deste e-portfolio é que esta seja um processo rotineiro e que não tenha fim com o encerramento da cadeira. A relação com PMI pode ser a base para o seu começo, mas o objectivo é continuar a apresentar trabalhos de outras cadeiras, e comentar a sua importância para a minha vida profissional. Por essa razão escolhi o nome "Life Project I", pois será um projecto para a vida e não apenas para esta disciplina.

Espero que gostem!