All our dreams can come true, if we have the courage to pursue them.

Walt Disney

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Critica de Imagem


Os dos primeiros trabalhos que nos foi proposto foi a realização de uma critica de uma imagem. De seguida apresento o texto que elaborei acerca das interpretações que fiz da imagem apresentada em cima.



No âmbito da disciplina de PMI foi-nos proposta a realização de uma crítica de imagem. Depois de observar a fotografia que escolhi, conclui que se deverá tratar de uma campanha de uma organização de defesa dos direitos dos animais.

A mensagem que a imagem nos tenta transmitir é que é necessário haver um esforço de todos para “travar” as industrias que sacrificam os animais para a utilização do seu pêlo e/ou pele na manufacturação de produtos, particularmente, peças de roupa.

Esta imagem apresenta uma mulher, que parece preocupar-se bastante com a moda e a sua aparência, arrastando um casaco de peles. O caminho que vai percorrendo fica marcado com um rasto vermelho que representa todos os animais que foram mortos para se fazer a peça de vestuário em questão. Quando observei pela primeira vez a imagem reparei logo no rasto de sangue, vermelho vivo, e penso que era essa a principal intenção do autor, uma vez que o resto da imagem se encontra a preto e branco. A ideia que fomos concebendo é que as pessoas que recorrem a este tipo de roupas, particularmente mulheres, pensam demais nos seus interesses e necessitam de cada vez mais objectos de moda para se sentirem mais bonitas, “poderosas” ou até para imporem mais respeito. Mas da maneira como os elementos estão expostos na fotografia, os papéis invertem-se, na medida em que, para o destinatário da mensagem, aquilo que é mais importante ou lhe chama mais atenção não é a mulher e a sua aparência, mas sim o “crime” que ela está a cometer quando “alimenta” as industrias que matam os animais sem consciência do mal e injustiça que representam.

Esta imagem tem mais do que um público-alvo. Em primeiro lugar, destina-se às pessoas que compram estes objectos. Em segundo, pretende também dar a entender aos criadores e proprietários das fábricas que há pessoas que se preocupam com barbaridade que está a ser cometida e que tentam fazer algo para a parar. Por último, destina-se a todos nós para que nos possamos juntar a esta luta e promover a preservação dos direitos dos animais.



Sem comentários:

Enviar um comentário