Uma das aulas que mais gostei este semestre foi leccionada pelo professor Paulo da Rosária, e o tema era Estilística e Jargão. O professor começou por explicar este dois conceitos. Estilística pode ser entendido como as "imagens de marca" dos escritores, algumas palavras, expressões ou formas de escrever que nos fazem identificar um dos seus textos, mesmo sem ver o seu nome no mesmo. Jargão é o excesso de termos técnicos num texto, seja de que assunto for, economia, política, um texto que ninguém que esteja fora do assunto consegue perceber.
Para explicar o conceito de estilística, o professor leu algumas crónicas de Miguel Lobo Antunes e Ricardo Araújo Pereira, e em conjunto tentámos encontrar algumas dessas marcas representativas do tipo de escrita de cada um destes autores. Depois de ver alguns textos conseguimos encontrar bastantes características específicas de cada um. Também fizemos um exercício em que o professor lia as crónicas e nos tínhamos de adivinhar quem a tinha escrito.
Para explicar o conceito de jargão, foi-nos apresentado uma carta que tinha como objectivo informar um morador que o seu contador da água ia ser sumetido a uma avaliação. Ficou claro que apenas os trabalhadores da empresa compreenderiam o que lá estava escrito, pois eram tantos os termos técnicos, que uma pessoa que não estivesse minimamente dentro do assunto nunca iria perceber.
Gostei imenso desta aula pois considero que as crónicas destes dois autores são excepcionais e a sua apresentação tornou a aula muito mais interessante, com muitos momentos cómicos, o que nos permitiu aprender os conceitos de uma forma muito mais leve e participativa!
O trabalho de avaliação contínua desta semana foi reescrever três frases bastante complicadas, de uma forma mais clara e simples. Considerei este trabalho bastante acessível em termos de dificuldade, mas também interessante, uma vez que consegui perceber como é fácil escrever uma frase correcta e com conteúdo, sem ser enorme e difícil de entender.
Para explicar o conceito de estilística, o professor leu algumas crónicas de Miguel Lobo Antunes e Ricardo Araújo Pereira, e em conjunto tentámos encontrar algumas dessas marcas representativas do tipo de escrita de cada um destes autores. Depois de ver alguns textos conseguimos encontrar bastantes características específicas de cada um. Também fizemos um exercício em que o professor lia as crónicas e nos tínhamos de adivinhar quem a tinha escrito.
Para explicar o conceito de jargão, foi-nos apresentado uma carta que tinha como objectivo informar um morador que o seu contador da água ia ser sumetido a uma avaliação. Ficou claro que apenas os trabalhadores da empresa compreenderiam o que lá estava escrito, pois eram tantos os termos técnicos, que uma pessoa que não estivesse minimamente dentro do assunto nunca iria perceber.
Gostei imenso desta aula pois considero que as crónicas destes dois autores são excepcionais e a sua apresentação tornou a aula muito mais interessante, com muitos momentos cómicos, o que nos permitiu aprender os conceitos de uma forma muito mais leve e participativa!
O trabalho de avaliação contínua desta semana foi reescrever três frases bastante complicadas, de uma forma mais clara e simples. Considerei este trabalho bastante acessível em termos de dificuldade, mas também interessante, uma vez que consegui perceber como é fácil escrever uma frase correcta e com conteúdo, sem ser enorme e difícil de entender.
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