Eric Arthur Blair foi um jornalista e escritor britânico, que escreveu sob o pseudónimo de George Orwell. Nasceu na Índia no dia 25 de Junho de 1903 e faleceu a 21 de Janeiro de 1950, em Londres. A sua escrita é marcada por descrições de condições sociais e o desprezo por todos os tipos de autoridade. As suas obras mais conhecidas são Nineteen Eighty-Four e Animal Farm.
Um dos trabalhos que nos foi proposto foi um resumo do texto "Politics and the English Language", onde o autor fala sobre a escrita.
O autor começa por falar da língua inglesa, concluindo que a sua decadência acompanha a decadência da civilização. Há uma relação entre o declínio da linguagem e a economia e política, pois usamos mal a linguagem porque pensamos mal. Por isso, a regeneração política depende da nossa capacidade para nos libertarmos dos maus hábitos linguísticos. Como os nossos pensamentos são disparatados, a linguagem torna-se pouco precisa. Ainda assim, o autor considera que os maus hábitos de linguagem podem ser evitados se quisermos.
Neste texto também é explicado o significado de metáforas moribundas. Uma metáfora é considerada tecnicamente morta quando se transforma numa palavra comum sem poder evocativo. Hoje em dia, são muitas as metáforas utilizadas que perderam o seu sentido original. O autor fala também de operadores, que são palavras que substituem os verbos e nomes mais adequados naquela frase ficando esta, aparentemente, mais completa. Faz também referência a frases banais, vocabulário pedante, como palavras eruditas e estrangeirismos.
Eu não realizei este trabalho de TAC, mas como estudo para o teste acabei por ler este texto e tentar compreender aquilo que o autor pretende transmitir. Apesar de estar a falar especificamente da língua inglesa, há muitos exemplos dados que podem também ser aplicados à nossa língua. É claro que a qualidade da nossa linguagem está a decaír. As pessoas falam cada vez pior e nem sequer têm consciência disso, o que leva a que não haja uma vontade de melhorar. É preciso investir no ensino da nossa língua, começando pelas crianças mais novas para que estas desenvolvam capacidades de "falar bem".
Sem comentários:
Enviar um comentário