All our dreams can come true, if we have the courage to pursue them.

Walt Disney

sexta-feira, 21 de maio de 2010

O Plano de Trabalho de Semestre


Uma das tarefas que nos foi proposta foi a realização de um Plano de Trabalho para o Semestre. Optei por não o publicar no e-portfolio, mas vou falar um pouco das dificuldades que senti a realiza-lo e das vantagens que penso que este me trouxe.
O principal objectivo dum Plano de Trabalho é aprendermos a organizar o nosso tempo, para que haja uma relação harmoniosa entre as nossas actividades académicas, extra-curriculares e até para tempos de lazer para passarmos a fazer aquilo que mais gostamos. Para fazermos essa gestão de tempo, o primeiro passo é tentar perceber quais são os períodos do dia em que temos mais produtividade. Ao contrário da maioria das outras pessoas, prefiro estudar à noite, pois descobri que 4 ou 5 horas de estudo por noite são bastante mais produtivas do que 6 ou 7 durante o dia, uma vez que não tenho tantas distracções vindas da tv, computador, ou até vindas de amigos ou familiares. Ainda assim, opto por realizar as tarefas fixas de trabalho, como trabalhos de casa e preparação de Ws, ao fim da tarde de cada dia, pois se houver algum imprevisto que me impeça de ir para a faculdade à noite, já tenho esse trabalho feito. O número de horas previsto de estudo por noite tem de ser definido tendo em conta o meu horário do dia seguinte: naqueles dias em que tenho aulas às 8h30, tenho de me deitar cedo de véspera, ou seja, só estudo até às 2h. Quando não tenho aulas no dia seguinte, ou se começam mais tarde, costumo estudar até as 5h ou 6h da manhã.
O segundo passo que tive de ter em conta na realização deste plano, foi o peso das cadeiras e as dificuldades sentidas. À partida, no início do semestre, as horas de estudo previstas são iguais para todas as cadeiras, mas com o passar do tempo posso vir a sentir dificuldades inesperadas, e por isso o plano tem de ser adaptado de modo a despender de mais tempo para essas cadeiras. Além disso, em algumas disciplinas só temos os três testes por semestre, noutras temos de preparar aulas e entregar trabalhos de casa, esses factores também têm de ser tidos em conta, sem esquecer que há cadeiras que à partida têm mais peso que outras, seja por créditos, seja por importância para o futuro.


Agora que estou no fim do semestre, percebo que este plano me trouxe inúmeras vantagens. Ao longo destes 4 meses fui fazendo-lhe adaptações pois deparei-me com situações inesperadas. Pensava que algumas cadeiras eram mais acessíveis e percebi que afinal é necessário tanto trabalho como para aquelas que à partida achava mais difíceis, por isso tive de disponibilizar mais horas de estudo para as mesmas. Também percebi que em alturas de muitas aulas não era viável estudar até tão tarde, porque acumulava bastante cansaço durante a semana, o que comprometia as minhas capacidades de estudo da semana seguinte. Assim, distribui as minhas horas de estudo previstas para a noite, pelo fim da tarde, mas mantive o plano nas semanas de testes.
Penso que a realização deste plano foi muito importante, não só nesta fase da minha vida como estudante universitária, mas também para o futuro. Em breve, como trabalhadores de grandes empresas teremos vários tipos de tarefas para realizar e é necessário aprender a planeá-las a longo prazo de modo a conseguir realizá-las a tempo e conciliá-las com a nossa vida privada. No início pensava tratar-se apenas de mais um trabalho, mas neste momento dificilmente passo uma semana mais sobrecarregada sem realizar um plano, para ter a certeza de que não me esqueço de fazer nenhuma tarefa. A época de exames está quase a começar e agora, graças a este plano, julgo ter mais capacidades para organizar o meu estudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário