All our dreams can come true, if we have the courage to pursue them.

Walt Disney

terça-feira, 25 de maio de 2010

A Máfia Siciliana

A Máfia é uma organização criminosa cujas actividades estão submetidas a uma direcção colegial oculta, e que consiste numa estratégia de infiltração da sociedade civil e das instituições. Pode-se também falar de sistema mafioso. A Máfia surgiu no sul da Itália na época medieval. Os seus membros eram lavradores de terras que pertenciam a poderosos senhores feudais. Porém, os lavradores queriam dividir essas terras e começaram a vandalizar as plantações e os locais onde se encontrava o gado. Quem quisesse evitar este vandalismo tinha de fazer um acordo com a Máfia.
A Máfia é considerada uma grande família, com hábitos, formas de proceder, estratégias de negócios, políticas e hierarquia. Pode ser considerada uma metáfora de Organização. A Máfia tem uma estrutura, onde pode ser representado o sistema de relações entre os indivíduos da mesma. Tem uma estratégia, ou seja, um plano onde são apresentados os objectivos, as políticas e os programas. Obedece, também, a um conjunto de processos que lhe permite atingir os seus objectivos finais. Tem as "pessoas", isto é, os colaboradores cuja gestão requer o desenvolvimento de processos de recrutamento, selecção, formação e desenvolvimento, que, no caso da Máfia, é processo bastante rigoroso, porque nem toda a gente é "digna" de receber um voto de confiança dos chefes de família. E tem também recompensas para os colaboradores, que quando melhores forem, mais rapidamente se alinham os interesses destes com os interesses da Máfia. Obedece também a uma hierarquia muito desenvolvida.



Um dos trabalhos que nos foram propostos esta semana, foi a elaboração de um logótipo para a Máfia Siciliana. Optei por apresentar no meu um polvo, pois penso que não podia representar melhor as actividades da Máfia. A ideia que quero transmitir é que os seus membros conseguem controlar todas as actividades do país, sejam políticas, económicas, sociais, etc. É como se a sua presença estivesse espalhada por todo lado e fosse impossível fugir-lhe. Espalha-se como os tentáculos do polvo, por todo o sistema, pois os "mafiosos" controlam a polícia que eles mesmo recrutam, encomendam a construção de edifícios p
ara eles, são donos de bancos, desenvolvem os seus próprios mercados, têm os seus próprios parceiros comerciais internacionais... Ou seja, controlam tudo.
Apresento o meu logótipo em baixo:





Gostei bastante desta aula pois apenas conhecia a Máfia e as suas actividades muito por alto, e aprendi coisas que não fazia ideia sobre esta organização criminosa. Não entreguei este trabalho na aula, mas decidi realiza-lo para o por no e-portofolio, pois considero o tema bastante interessante. Este tipo de aulas motivam-me bastante pois os conteúdos apresentados não estão, à primeira vista, relacionados com o nosso curso de economia e gestão, mas acabamos por conseguir fazer uma ligação com aquilo que já aprendemos. Neste caso, pus em prática conceitos aprendidos nas aulas de Introdução ao Estudo da Empresa, contribuindo para a sua compreensão, pois através de casos práticos é mais fácil compreender os conteúdos teóricos.

Sem comentários:

Enviar um comentário